sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Corinthians recorre a pen drive com imagens de M. Assunção para evitar gol de falta

Julio Cesar treina cobranças de falta antes do clássico contra o Palmeiras

Marcos Assunção é considerado hoje o melhor cobrador de faltas no futebol brasileiro. Obviamente, o Corinthians não quer ser surpreendido no domingo, às 16h, em Presidente Prudente, já que a velha máxima entre os boleiros alerta: “clássico é decidido no detalhe”.
Por isso, o preparador de goleiros Mauri Costa Lima adota duas estratégias para deixar Julio Cesar a ponto de bala para encarar o meio-campista palmeirense.
A primeira delas é disponibilizar um pen drive com um vídeo editado das cobranças de falta de Assunção. A segunda é procurar imitar, durante os treinamentos, a forma como o especialista alviverde pega na bola.
“Fazemos um vídeo e entregamos no pen drive aos goleiros. Eles assistem, depois analisamos, discutimos na concentração. É uma maneira de ver como o adversário bate na bola”, contou Mauri, ex-goleiro do Mogi Mirim na década de 1990, naquele time que ficou conhecido como “Carrossel Caipira”.
“Fazemos em todos os jogos, mas jogadores como o Marcos Assunção e o Juninho Pernambucano requerem uma atenção especial”, completou, citando o vascaíno, também famoso por ter o pé calibrado.
Segundo Julio Cesar, existe uma mudança de rotina quando se tem pela frente peritos na bola parada. “A gente pede para o Mauri tentar se aproximar mais ou menos do que o Marcos Assunção faz, porque ele tem um jeito único de bater na bola”, revelou o camisa 1.
“Não tenho a mesma qualidade, mas procuro bater a bola reta, sem fazer com que suba muito”, sorriu Mauri, sobre a tarefa de copiar Assunção.
E a preocupação não é só com o chute direto a gol. Os cruzamentos na área do camisa 20 palmeirense também costumam levar perigo.
“Ao repetir no treino a bola cruzada da lateral, do escanteio, o goleiro ganha segurança para saber quando é uma bola para sair de soco e quando é para segurar”, ponderou o membro da comissão técnica.
No último confronto entre Corinthians e Palmeiras, em maio, pelo Campeonato Paulista, o gol da equipe de Luiz Felipe Scolari saiu justamente após um cruzamento de Assunção. Leandro Amaro concluiu de cabeça.
Nesta semana que antecede o clássico, o veterano de 34 anos participou de dois gols do rival de Palestra Itália. Contra o São Paulo, cruzou a bola para Henrique cabecear. Na noite da última quinta-feira, acertou o ângulo do vascaíno Fernando Prass. Dos 16 gols que Assunção anotou pelo clube, 12 foram de falta.
Portanto, todo cuidado é pouco. Mauri promete um trabalho intenso nesta sexta-feira e no sábado, além do que já realizou junto aos goleiros nos dias anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário