quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Deputado José Riva intervém e prefeitos receberão repasses da Saúde


Deputado José Riva


A crise que assola a Saúde Pública de Mato Grosso tem dificultado ainda mais a situação dos municípios que trabalham com a escassez de recursos. Hoje (13), prefeitos de Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), para pedir o intermédio junto do Governo do Estado na liberação de repasses à Saúde.

A pedido de Riva, a comitiva foi recebida no final desta manhã pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Henry para buscar solução ao caso. Conforme o prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazarí (PPS), o secretário assegurou repassar uma parte dos recursos pendentes ainda hoje. “Agradecemos muito ao presidente Riva que prontamente nos atendeu mais uma vez. A liberação de uma parcela representa um alívio às contas da prefeitura”, informou.

Os demais municípios também serão contemplados. Os prefeitos alegam que não recebem os recursos desde dezembro de 2010 e já trabalham no limite comprometendo, inclusive, a folha de pagamento de servidores.

No ofício entregue a Riva, o total pendente de Confresa é de R$ 1.066 milhão, relativos aos programas de Saúde da Família - PSF, Programa de Apoio à Saúde Comunitária de Assentados Rurais – Pascar e Saúde Bucal. “Já há sinais de paralisação na cidade, mas com esse repasse imediato os serviços não serão interrompidos aos mais de 90 mil moradores da região”, garantiu o prefeito Lazarí.

O presidente Riva ainda sugeriu uma reunião conjunta entre Governo do Estado e prefeituras para buscar soluções à crise que afeta diretamente os municípios. “Para que os serviços essenciais não sejam interrompidos”, complementou o deputado.

EXAMES - No próximo dia 23, o presidente Riva participará da inauguração de um laboratório de análises clínicas em Confresa. Com aparelhos de ponta, a região passará a contar com serviços de laboratórios mais rápidos. “Exames que antes demoravam até 60 dias para ficarem prontos, poderão ser entregues em 24 horas”, destaca Lazarí. Também será inaugurada uma Lan House e lançada a pedra fundamental da sede própria da Vara do Trabalho.

Também participaram os prefeitos Edi Escorsin, popular Tarsan - PMN (Porto Alegre do Norte), Gilberto Mendes Leoncini – DEM (São José do Xingu), Eurípedes Neri Vieira – DEM (Santa Cruz do Xingu), o cacique Carlos Tapirapé e Fernando Gorgem, representando o prefeito de Querência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário