Cuiabá é a capital com o maior
percentual de obesos do país
Cuiabá é a capital com o maior percentual de obesos do país, sendo que 18,6% da população cuiabana adulta é considerada obesa. No país, 48,1% da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos. Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010), divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.
Segundo a pesquisa, se for considerada somente a população masculina do país, mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%). Entre as mulheres, a proporção é de 44,3%. Em 2006, a pesquisa apontava excesso de peso em 47,2% dos homens e em 38,5% das mulheres.
Em Cuiabá, 54,1% da população masculina acima dos 18 anos está acima do peso. Entre as mulheres, o percentual é menor (46,6%). Entre os obesos, os homens também são maioria na capital (19%), contra 18,4% de mulheres obesas.
Manifestantes invadem a prefeitura de Cláudia para pedir transporte escolar
ais de 100 pessoas entre pais, alunos e professores invadiram a prefeitura de Cláudia (608 quilômetros de Cuiabá) para reclamar sobre o transporte dos alunos que moram na área rural do município. Eles pedem que a prefeitura disponibilize mais um ônibus para fazer o transporte dos estudantes.
De acordo com Antônio Cândido, diretor regional do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público), existe apenas um ônibus escolar de 40 lugares para transportar um total de 176 alunos que estudam na escola rural do Assentamento 12 de Outubro e dependem do transporte. “O ônibus precisa fazer mais de uma viagem para atender todos os alunos. Com isso, uma turma chega muito cedo e a outra atrasa e perde o primeiro tempo de aula”, afirma Cândido.
A saída para os atrasos de uma parte dos alunos e para que todos possam estudar de forma igual, o coordenador da escola rural decidiu que as aulas só começam depois que o ônibus com os últimos alunos chega. “A primeira aula praticamente não existe. Até agora, se somarmos as aulas que os alunos perderam, já são seis dias letivos que teremos que repor nas férias”, frisa Adilson de Jesus Santos, coordenador da escola rural.
MT registra 785 casos de dengue
em 15 dias vamos mudar isso!
Em pouco mais de 15 dias, Mato Grosso registrou a notificação de 758 casos de dengue. De acordo com o balanço divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde, desde 1º de janeiro até 14 de abril foram registrados 5.141 casos da doença. Ao todo, das sete mortes notificadas, três foram confirmadas e quatro estão sob investigação. Cuiabá possui 740 notificações de dengue. Um aumento de 149 casos em 15 dias. Em Várzea Grande, a notificação é de 168 casos de dengue. Em Sinop a notificação é de 784 casos. E em Rondonópolis, a notificação é de 171 casos da doença.
Os municípios que tiveram mortes notificadas são: General Carneiro (01 caso confirmado), Pedra Preta (01 caso confirmado) e São José do Rio Claro (01 em investigação), Colíder (01 caso confirmado), Água Boa (01 caso em investigação), Cuiabá (01 óbito em investigação), Torixoreu (01 em investigação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário